RSS

Pinceis para pintura a óleo 1 - fan brush

As técnicas desenvolvidas por Bob Ross assentam de forma muito significativa nos materiais utilizados, sejam tintas ou pincéis e espátulas.

Um bom exemplo disto é a técnica de pintura de árvores que apresentamos de seguida.



No video em baixo Bob Ross exemplifica como pintar em minutos uma variedade de abetos. Utiliza para esse efeito uma "fan brush" ou pincel em leque. Na primeira camada o tom é notoriamente escuro:


Com a segunda camada faz-se luz!

Usando o mesmo tipo de pincel, mas desta feita com tons de verde / amarelo luminoso, tudo sem deixar a camada anterior secar.



E não só, também obtemos efeito de profundidade: 
quanto mais longe mais escuro mas mais difuso.
As árvores pintadas do lado esquerdo estão nitidamente mais longe, e à medida que nos afastamos dessas para o centro da pintura, vemos abetos mais esbatidos (e longinquos).

Finalmente do lado direito ergue-se um abeto mais próximo, ideia esta transmitida não só pela altura e pelos tons mais abertos de tinta.


Os Abetos não são necessariamente o tipo de árvore mais comum em Portugal ou na Europa, por isso em artigos futuros iremos abordar outro tipo de árvores.

Exemplificando-se assim que cada pincel foi concebido de modo a possibilitar ou, antes, facilitar um determinado tipo de efeito.

Onde obter um pincel como este? Seja numa loja de arte até à loja do chinês os pincéis em leque são fáceis de encontrar, embora a qualidade e capacidade de replicar os efeitos apresentados em cima seja variável e  possa naturalmente ser limitada. Se quiser ainda assim experimentar, opte por pincéis com cerdas mais rijas. 

Caso o pretenda, a escola pintacomigo pode obter as "Fan brush" genuínas da marca Bob Ross, entre outros materiais e acessórios apresentados na página de produtos disponiveis.


Boas pinturas!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: