RSS

Palete para a pintura a óleo - paisagens

Neste artigo apresentamos uma paleta de cores muito razoável para a pintura de paisagens naturais, introduzida por Bob Ross.

A palete aqui apresentada inclui a maioria das cores utilizadas por Bob Ross para a pintura de paisagens naturais, incluindo paisagens marítimas, temas outonais, invernos, primavera ou de verão, lagos e rios, arvoredo rochas e montanhas, bem como o Pôr-do-sol ou até mesmo a pintura noturna. Uma variedade muito alargada de possibilidades!
Se é verdade que não é necessário adquirir a totalidade das cores que pretendemos produzir num quadro finalizado já que algumas podem ser obtidas da mistura de outras, por outro lado, a utilização de outros pigmentos além das cores primárias facilita o trabalho da pintura.

Assim em geral, é aconselhável seguir um esquema de cores mais alargado e que permita, através de um mistura heterogénea (por exemplo usando a espátula), recriar miriades de cores e tonalidades diferentes na tela.



Para pintar um quadro com o método Bob Ross, digamos uma paisagem natural, podemos ter de usar cerca de 3-4 cores escuras e 3-4 cores claras, incluindo o branco. A palete seguinte poderá ir muito para além das necessidades de um tema especifico, contudo, optámos por revelar neste artigo a palete completa cuja aquisição como se pode deduzir do parágrafo anterior permitirá ao pintor experimentar uma infinidade de trabalhos muito diferentes:
A palete aqui apresentada inclui a maioria das cores utilizadas por Bob Ross na pintura de paisagens naturais, incluindo paisagens maritimas, temas outonais, Inverno, Primavera ou Verão, lagos e rios, arvoredo, rochas ou montanhas, bem como o pôr-do-sol ou até mesmo a pintura noturna. Uma variedade muito alargada de possibilidades!

Para pintar um quadro com o método Bob Ross, neste caso uma paisagem natural, podemos ter de usar 3 a 4 cores escuras e 3 a 4 cores claras, incluindo branco. A palete seguinte poderá ir muito para além das necessidades de um tema específico. Contudo, optámos por revelar neste artigo a palete completa cuja aquisição, como se pode deduzir do parágrafo precedente, permitirá ao pintor experimentar uma infinidade de trabalhos muito diversificados:

Palete de cores escuras


Palete de cores claras


E por fim, o branco titanium, uma tinta densa e opaca que reflete 97,5% da luz. Excelente para utilização direta (sem mistura prévia), e pelo aspeto aveludado que confere aos trabalhos.

Todas estas cores podem felizmente ser adquiridas em Portugal. Para utilização do método Bob Ross, podem  ser adquiridas junto da Escola Pintacomigo (importador da marca), as tintas especialmente formuladas para obter os melhores resultados com as técnicas de Bob Ross, facilitando a sua utilização quer para os pintores iniciantes que começam agora a aprender a técnica, quer mesmo para pintores avançados que dispensam a preocupação de formular a tintas para a consistência correta. Consulte a página de produtos Bob Ross para mais informações.

Organização das tintas na palete

Finalmente, à laia de dica organizativa, Bob Ross gostava de organizar as cores na sua palete, seguindo sempre a mesma disposição. Tal permitia-lhe recordar facilmente a localização de cada cor e facilitar a mistura de pigmentos, conforme imagem seguinte:

Palete de tintas a oleo Bob Ross


Boas pinturas!






  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: