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Natureza morta: com ou sem fundo, eis a questão


Sabemos que numa pintura de natureza morta, devemos preocupar-nos com os objetos, pois estes são frequentemente o tema que queremos realçar na pintura.

Mas muitos artistas revelam também que neste tipo de pintura o fundo desempenha um papel muito importante na composição geral e no sentimento e vida que queremos que a nossa pintura venha a transmitir.


Superficies com padrão


Uma superfície com padrão pode ser uma boa 
opção se as respetivas cores forem compatíveis. 
Contudo, os objetos perdem destaque.



Como referimos em cima, o fundo desempenha um papel crucial na composição geral e no sentimento e vida que queremos que a nossa pintura venha a transmitir.

Por exemplo, o facto de posicionarmos os objetos sobre uma superfície com padrão torna a composição como um todo visualmente mais interessante.








Quanto mais confuso o padrão
do fundo,   menor o destaque das formas
Por outro lado, corremos o risco dos objetos “desaparecerem” em particular se estes são formas delicadas ou de cor próxima à do fundo. A não ser que seja esse o nosso propósito, claro.

O padrão tem ainda o efeito de fazer parecer as superfícies pequenas ou mais planas do que o pretendido.


Superfícies neutras


Um fundo neutro leva a que os objectos 
tomem total atenção 
por parte do observador.
Sob um fundo neutro, os objetos ficam claramente destacados e portanto, não existe competição entre objeto e fundo. É mais fácil controlar a forma como o observador move os seus olhos por todo o trabalho. Difícil será neste contexto, criar um fundo interessante, sendo que neste caso contribui a aplicação de pinceladas energéticas e a textura.



Superfícies coloridas


Podemos optar por reproduzir uma superfície e fundo sem padrão mas de cor forte e vibrante. Contudo, essa opção pode ser negativa para a composição, pois levam a que a cor dos objetos seja refletida fazendo com que se perca o seu destaque.







Tal não sucede se a cor escolhida for o preto, como nas pinturas de Caravaggio, contudo, a falta de sombras daí resultante pode prejudicar seriamente toda a composição.

A opção pelo preto na pintura ao lado foi audaz, e com efeitos fantásticos.



As sombras misturam-se com o fundo, criando drama. 


Ainda assim, nas pinturas seguintes a opção foi manter uma base mais luminosa, possibilitando deste modo quer o realce belissimo das cores dos frutos devido ao preto por trás dos objectos, bem como as belas sombras realçadas pela base mais clara, azul e cinza respetivamente. 





Em resumo, temos em cada opção vantagens e desvantagens.

Por outro lado, as opções não faltam e em todo o caso, reconhecer as dificuldades leva a que o artista dedique algum tempo a conceber a sua composição, facto que só por si pode ditar o sucesso da pintura.


Boas pinturas!



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