RSS

Um Cartão de Natal


Bob Ross, Temporada 31, episódio 2, Before the Snowfall
Todos os anos por esta altura começamos a receber cartões de Boas Festas, calendários, anúncios ou simples imagens alusivas ao Natal. Muitas dessas imagens são pinturas de temas invernosos, normalmente paisagens cobertas de neve e abetos triangulares (as belas “Happy Little Trees” do Bob Ross).

O que mais se destaca nessas pinturas e que mais contribui para as tornar interessantes, é o esquema de cor utilizado no sentido de evitar recorrer à cor branca como é exemplo este belissimo tema de Bob Ross "Before the Snowfall".






A neve na pintura paisagistica


Na verdade as pinturas de paisagens com neve podem tornar-se… monótonas.

Tal sucede quando o pintor utiliza a cor branca de um modo demasiado generalizado.

Mas tal como fazemos para qualquer outra paisagem, a melhor forma de criar pinturas interessantes é evitar usar (neste caso) a cor branca (de forma “pura”).

Em vez disso, devemos procurar obter com o branco misturas dinâmicas de cores. O objetivo é chamar a atenção do observador para as diversas tonalidades e realces.
Bob Ross, Temporada 10, episódio 6, Winter Solitude.


Um pintor deve portanto aproveitar cada oportunidade para misturar as cores utilizadas e desta forma obter o seu realce, em particular numa paisagem em que predomina a neve (o branco).

Um bom exemplo do que aqui estamos a tentar argumentar, é a pintura que destaco em baixo:


Bob Ross, Temporada 5, episódio 4, Winter Stilness

Olhando para o tema, ninguém diria que uma paisagem totalmente coberta de neve teria tanta cor! E quanto mais olhamos, mais cores vemos. 

As sombras sobre a neve, o vermelho, violetas e azuis, os amarelos e até os verdes são visíveis. O branco (puro) foi usado apenas como realce de luz. 

E como última dica, para despertar maior interesse na pintura por parte do observador, podem ainda contribuir alguns detalhes como no tema seguinte, uma pequena casa (introduzindo-se assim mais cor numa tela onde predomina o violeta: o amarelo, o castanho).

Bob Ross, Temporada 4, episódio 1


A beleza das paisagens de inverno



O caso seguinte e que escolhemos por ser mais similar às paisagens portuguesas, o trilho de neve poderia ser substituido por poças de água após uma chuvada intensa. Mas os principios descritos em cima mantêm-se.

Não está portanto correto quem achar que no inverno a paisagem é monótona.


Bob Ross, Temporada 6, episódio 6, Snow Trail

Como diria Bob Ross, a capacidade de realizar misturas de cores vem da nossa atenção e dedicação a observar a natureza. Quanto mais pintamos mais aprendemos a ver. Descobrimos um dia que nunca olhámos verdadeiramente para as árvores que nos rodeiam

Aproveitem bem esta estação para observar a beleza das paisagens de inverno, com ou sem neve.

Deixo-vos entretanto com mais este belíssimo tema de Bob Ross muito apropriado para esta época festiva e para uma última frase:

Bob Ross, Temporada 15, episódio 13 - Silent Night

A escola Pintacomigo deseja a todos um Feliz Natal!








  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: