RSS

Arte com Valor


Elementos da arte: Valor 


Bob Ross, Shades Of Gray, Temporada 2 Episódio 4
Bob Ross, Shades Of Gray, Temporada 2 Episódio 4
O valor é um elemento da arte que resulta da manipulação (luz/sombra) de uma cor. 

No mundo real, conseguimos ver objetos porque quando a luz incide sobre os mesmos, é refletida para os nossos olhos. Obviamente que sem luz não vemos nada. Obviamente também que pintar e desenhar apela à visão e assim fica quase tudo dito acerca da importância deste elemento!




O objetivo é criar na pintura ou desenho uma ilusão, a qual é descodificada ou percecionada pelo nosso cérebro como representando determinado objeto. Para tal, precisamos começar por entender claramente como é que a luz se comporta e reage quando incide sobre as superfícies que pretendemos retratar.




O valor na pintura


Reparem na forma como a luz incide sobre a onda e rochedos desta pintura. Sem estes realces de luz, obtidos através da utilização de valores de azul mais claro e branco sobre o azul-escuro, a onda não teria volume nem vida. Os pequenos “toques” de valor mais claro de castanho-laranja sobre o valor castanho-escuro, permite “criar”, dar vida ao rochedo, revelando não só a sua tridimensionalidade mas também a sua textura.


Bob Ross, Surf's Up, Temporada 9 Episódio 2
Bob Ross, Surf's Up, Temporada 9 Episódio 2

Em resumo, é importante aprender a utilizar este elemento no sentido de criar melhores ilusões de luz. Este efeito torna a pintura tanto mais interessante quanto mais utilizamos uma gama mais vasta de valores de determinada cor. 
Podemos ainda utilizar maior variedade de valores para um efeito mais realista ou mais interessante. 

No exemplo em baixo, obteve-se uma laranja mais realista, aumentando a gama de valores da cor laranja/amarelo:



No exemplo belíssimo de pintura de Bob Ross que se apresenta em baixo (à exceção dos arbustos mais próximos), o esquema de cor utilizado é praticamente monocromático (azul). Contudo, a extensa variedade de valores de azul utilizada torna este tema muito interessante. 


Bob Ross, Golden Rays of Sunlight, Temporada 28, episódio 4


Nesta pintura, a tridimensionalidade das formas parece perder-se. 

Contudo, pensem no que sucede quando a luz incide por trás dos objetos: aquilo que vemos são áreas escurecidas - em contraluz (tal como sucede quando fotografamos um objeto com o Sol por trás). 

Assim, conforme é corretamente representado na pintura, aquilo que observamos são áreas aparentemente bidimensionais, e mais escuras quanto mais nos aproximamos da árvore central (um fator atmosférico). 

A disposição dos diversos valores da cor azul informa-nos ainda onde se localiza a luz e para onde se dirige (a direção é ainda reforçada pela colocação de troncos mais claros do lado direito da tela). 

O esbatimento realizado entre os vários valores de azul no espaço entre árvores e sobre estas, “informa-nos” ainda que a luz é difusa, provavelmente por efeitos atmosféricos e das folhas das copas das árvores. 

Como criar valor em objetos simples


Em rigor, se quiséssemos aplicar todos os valores à laranja da imagem anterior, teríamos de representar 8 áreas de valor diferente como se segue:





Para criar uma representação realista, temos ainda de considerar a orientação da fonte luminosa e o efeito sobre a laranja. Assim, de forma simplificada:




Como criar valor em objetos e composições complexas


Em objetos mais complexos, a representação identificada em cima pode não ser tão fácil de visualizar. 

Nestes casos, a forma mais simples de “visualizar” a amplitude de valores de determinado objeto é observá-lo a preto e branco. 

Por exemplo se o nosso modelo for uma fotografia podemos remover toda a saturação através de qualquer aplicação informática de tratamento de fotografia digital ou apenas fotocopiando-a a preto e branco. Este processo realça as zonas de luz e sombra:



   


















Podemos ainda criar e utilizar uma ferramenta simples para identificar o valor desse objeto (ou fotografia):

  1. Desenhar num pedaço de cartolina 1 retângulo composto por cerca de 6 a 8 quadrados, consoante o grau de realismo que pretendemos alcançar: quanto maior o número de valores, mais realista será o objeto;Ao longo dos quadrados pintar a escala de valores, do mais escuro ao mais claro. 
  2. Pode usar lápis de cor, de cera ou tinta. Poderá ainda imprimir um dos modelos disponíveis mais em baixo:
  3. Ao lado de cada quadrado, recortar uma área redonda ou furar a cartolina, como exemplificado em baixo:
  4. Sobrepor a cartolina sobre o objeto (fotografia ou objeto real) em análise, por forma a identificar o valor de cada área.




Em suma, o valor é essencial à pintura, provavelmente um dos elementos mais importantes e o seu domínio permite-nos obter com sucesso pinturas de qualidade.



Boas pinturas!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: