Sabemos pela
investigação, que as cores muito brilhantes e intensas activam a zona “mais
primitiva” do cérebro, ou seja, o sistema límbico.
Esta resposta é
emocional, possivelmente deriva das nossas respostas biológicas e instintivas a
situações de perigo, segurança, etc. É portanto, uma forma de comunicação
essencialmente intuitiva. “Vermelho” de raiva não é apenas uma palavra
escolhida ao acaso. De facto, a emoções fortes alteram a cor da nossa pele, mas
adicionalmente, o vermelho desperta efectivamente uma resposta emocional
intensa e agressiva.
Psicologia da Cor
Se o hemisfério esquerdo
do nosso cérebro se entretém a “dar” nomes à cor, é o hemisfério direito que
reage às cores, tons e respectivas misturas, procurando padrões e relações
entre as mesmas.
A utilização
da cor pode assim ser uma actividade consciente, ou uma atividade intuitiva. Podemos
dizer que quem pinta apenas com base na intuição tem uma “vocação”, mas o
reconhecimento dos padrões psicológicos e a sua utilização na pintura não é
nada de incomum entre artistas. Por exemplo, Leonardo da Vinci, sábio,
cientista e artista, escreveu o Tratado da Pintura e da Paisagem – Sombra e Luz, no qual relata as suas
anotações resultantes de anos de observação.
Quando
pintamos, procuramos expandir a nossa criatividade mas podemos fazê-lo de forma
consciente, utilizando o que aprendemos. O treino continuado trará ao pintor o
reconhecimento automático e a espontaneidade na utilização dos materiais.
Não sendo
objectivo deste artigo explanar sobre a investigação e teorias da cor, mas
antes apresentar pistas interessantes sobre a forma como a cor numa tela pode
despertar interesse e emotividade, deixamos como referência o trabalho de Lüscher (O teste das cores, 1986) com base
no qual apresentamos as indicações em baixo (há outros livros que pode adquirir em livrarias em Portugal com mais informações), mas ainda de Bamz (Arte y
ciencia del color) ou ainda diversos trabalhos sobre Cromoterapia, para os mais
interessados no tema.
Cor
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Positivo
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Negativo
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Impacto Fisiologico
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Vermelho
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Motivação, atividade, força e estimulo
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Indecência e grosseria,
crueldade, brutalidade, raiva e perigo, em particular quando com elevada
intensidade.
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Vitalidade e energia, estimula o sistema nervoso e promove aumento da
circulação sanguínea e calor.
Atenua a depressão, e tonifica.
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Laranja
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Expansiva e afirmativa, mais
construtiva que o vermelho, reflete entusiamo, vivacidade, vitalidade,
criatividade e alegria, confiança, coragem e espontaneidade.
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Pode transmitir exibicionismo,
descontentamento, melancolia e tristeza ou mesmo, na sua forma mais extrema,
perda da vitalidade e abatimento.
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Como o vermelho estimula a
circulação sanguínea e influencia as funções mentais, sistemas respiratório e
nervoso entre outros.
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Amarelo
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Lembra o Sol, reflete a
esperança, jovialidade e alegria. É inspirador e simboliza conhecimento e
sabedoria, razão e lógica, discernimento e capacidade de decisão.
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A vibração negativa do amarelo
pode ser destrutiva, envolvendo decepção, afastamento, controlo, maldade e
vingança. No seu extremo mais negativo pode estar associada a depressão e
pessimismo profundo.
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Reforça o sistema nervoso, os
músculos, o coração. Ajuda a estimular as funções do fígado e vesícula biliar
e promove a secreção dos sucos gástricos.
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Verde
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Emana adaptabilidade,
generosidade e cooperação. Reflete segurança e proteção, clarifica a mente e
transmite harmonia e a evolução
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Na sua forma negativa
transmite indiferença e insegurança e suspeita Pode ainda indicar ciúmes,
inveja, egoísmo e preconceito.
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Benéfica para o sistema
nervoso simpático, facilita em geral a cura e o equilíbrio e o relaxamento.
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Azul turquesa
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Indica vivacidade e percepção,
clareza e bem estar e receptividade.
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Pode irradiar imaturidade e
confusão, ou ainda, falta de clareza e isolamento.
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É uma cor serena e relaxante,
ajudando em qualquer processo de inflamação e stress.
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Azul
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Promove a espiritualidade, a
devoção e confiança, a serenidade e a cura.
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A ideia de busca constante que
a cor desperta pode levar no seu extremo negativo a descrença e duvida, o
devaneio e no limite à inércia e depressão.
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Produz relaxamento e
tranquilidade.
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Violeta
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Sendo a cor da realeza, indica
dignidade e respeito, mas também humildade. Reflecte espiritualidade e a
criatividade.
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No seu vector negativo, indica
desistência e idealismo exagerado, isolamento e arrogância.
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Normaliza funções hormonais,
alivia a depressão.
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Magenta
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Reflete maturidade, dedicação,
amor, reverência, gratidão e comprometimento
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Pode refletir superioridade e
arrogância, fanatismo e desprezo.
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Aumenta a irrigação sanguínea
e estimula o sistema nervoso simpático, aliviando o cansaço, calmante.
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Preto
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Apesar do seu significado
sobretudo negativo, o preto reflete respeito e responsabilidade.
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O significado associado a
morte é inevitável, em particular no ocidente. Indica rebeldia e poder.
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Branco
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Associada à limpeza, à pureza
e a inocência, revela desprendimento
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Nos países orientais, o branco
é usado como uma cor adequada para a morte e o pesar.
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Castanho
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Associada com terra e
estabilidade, indica enraizamento e auto-afirmação.
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No seu lado positivo pode
indicar insegurança e instabilidade
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O propósito
deste artigo foi o de realçar que podemos aprender a misturar tintas, podemos
conhecer as cores e os efeitos que produzem, podemos seguir estes guias para
determinar como despertar alegria, raiva ou tristeza.
Mas para tornar o seu
trabalho de pintura uma atividade verdadeiramente intuitiva e criativa, deve
treinar, ensaiar, testar estes e outros princípios a cada dia, todos os dias, ainda
que usando simples lápis de cor.
É este treino que permitirá primeiro automatizar o que
aprendeu para então libertar a sua capacidade de observação e a sua intuição adquirindo (tal como se adquire o
conhecimento da língua falada) a linguagem da cor como um meio de comunicação natural
e espontâneo e assim... deixar a sua alma falar!
Boas pinturas!
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