Sabemos que numa pintura de natureza morta, devemos preocupar-nos
com os objetos, pois estes são frequentemente o tema que queremos realçar na pintura.
Mas muitos artistas revelam também que neste tipo
de pintura o fundo desempenha um papel muito importante na composição geral e
no sentimento e vida que queremos que a nossa pintura venha a transmitir.
Superficies com padrão
![]() | |
|
Como referimos em cima, o fundo desempenha um papel crucial na composição geral e no sentimento e vida que queremos que a nossa pintura venha a transmitir.
Por exemplo, o facto de posicionarmos os objetos sobre uma superfície com padrão torna a composição como um todo visualmente mais interessante.
![]() |
Quanto mais confuso o padrão do fundo, menor o destaque das formas |
O padrão tem ainda o efeito de fazer parecer as superfícies pequenas ou mais planas do que o pretendido.
Superfícies neutras
![]() | |
|
Superfícies coloridas
Podemos optar por reproduzir uma superfície e fundo sem padrão mas de cor forte e vibrante. Contudo, essa opção pode ser negativa para a composição, pois levam a que a cor dos objetos seja refletida fazendo com que se perca o seu destaque.

A opção pelo preto na pintura ao lado foi audaz, e com efeitos fantásticos.
As sombras misturam-se com o fundo, criando drama.
Ainda assim, nas pinturas seguintes a opção foi manter uma base mais luminosa, possibilitando deste modo quer o realce belissimo das cores dos frutos devido ao preto por trás dos objectos, bem como as belas sombras realçadas pela base mais clara, azul e cinza respetivamente.
Em resumo, temos em cada opção vantagens e desvantagens.
Por outro lado, as opções não faltam e em todo o caso, reconhecer as
dificuldades leva a que o artista dedique algum tempo a conceber a sua
composição, facto que só por si pode ditar o sucesso da pintura.
Boas pinturas!
0 comentários:
Enviar um comentário