RSS

Pintar com a alma 4 - A psicologia da cor

Sabemos pela investigação, que as cores muito brilhantes e intensas activam a zona “mais primitiva” do cérebro, ou seja, o sistema límbico.

Esta resposta é emocional, possivelmente deriva das nossas respostas biológicas e instintivas a situações de perigo, segurança, etc. É portanto, uma forma de comunicação essencialmente intuitiva. “Vermelho” de raiva não é apenas uma palavra escolhida ao acaso. De facto, a emoções fortes alteram a cor da nossa pele, mas adicionalmente, o vermelho desperta efectivamente uma resposta emocional intensa e agressiva.



Psicologia da Cor


Se o hemisfério esquerdo do nosso cérebro se entretém a “dar” nomes à cor, é o hemisfério direito que reage às cores, tons e respectivas misturas, procurando padrões e relações entre as mesmas.

A utilização da cor pode assim ser uma actividade consciente, ou uma atividade intuitiva. Podemos dizer que quem pinta apenas com base na intuição tem uma “vocação”, mas o reconhecimento dos padrões psicológicos e a sua utilização na pintura não é nada de incomum entre artistas. Por exemplo, Leonardo da Vinci, sábio, cientista e artista, escreveu o Tratado da Pintura e da Paisagem – Sombra e Luz, no qual relata as suas anotações resultantes de anos de observação.

Quando pintamos, procuramos expandir a nossa criatividade mas podemos fazê-lo de forma consciente, utilizando o que aprendemos. O treino continuado trará ao pintor o reconhecimento automático e a espontaneidade na utilização dos materiais.
Mountain hideaway, Bob Ross


Cromoterapia


Não sendo objectivo deste artigo explanar sobre a investigação e teorias da cor, mas antes apresentar pistas interessantes sobre a forma como a cor numa tela pode despertar interesse e emotividade, deixamos como referência o trabalho de Lüscher (O teste das cores, 1986) com base no qual apresentamos as indicações em baixo (há outros livros que pode adquirir em livrarias em Portugal com mais informações), mas ainda de Bamz (Arte y ciencia del color) ou ainda diversos trabalhos sobre Cromoterapia, para os mais interessados no tema.


Cor
Positivo
Negativo
Impacto Fisiologico
Vermelho
Motivação, atividade, força e estimulo
Indecência e grosseria, crueldade, brutalidade, raiva e perigo, em particular quando com elevada intensidade.
Vitalidade e energia, estimula o sistema nervoso e promove aumento da circulação sanguínea e calor.
Atenua a depressão, e tonifica.
Laranja
Expansiva e afirmativa, mais construtiva que o vermelho, reflete entusiamo, vivacidade, vitalidade, criatividade e alegria, confiança, coragem e espontaneidade.
Pode transmitir exibicionismo, descontentamento, melancolia e tristeza ou mesmo, na sua forma mais extrema, perda da vitalidade e abatimento.
Como o vermelho estimula a circulação sanguínea e influencia as funções mentais, sistemas respiratório e nervoso entre outros.
Amarelo
Lembra o Sol, reflete a esperança, jovialidade e alegria. É inspirador e simboliza conhecimento e sabedoria, razão e lógica, discernimento e capacidade de decisão.
A vibração negativa do amarelo pode ser destrutiva, envolvendo decepção, afastamento, controlo, maldade e vingança. No seu extremo mais negativo pode estar associada a depressão e pessimismo profundo.
Reforça o sistema nervoso, os músculos, o coração. Ajuda a estimular as funções do fígado e vesícula biliar e promove a secreção dos sucos gástricos.
Verde
Emana adaptabilidade, generosidade e cooperação. Reflete segurança e proteção, clarifica a mente e transmite harmonia e a evolução
Na sua forma negativa transmite indiferença e insegurança e suspeita Pode ainda indicar ciúmes, inveja, egoísmo e preconceito.

Benéfica para o sistema nervoso simpático, facilita em geral a cura e o equilíbrio e o relaxamento.
Azul turquesa
Indica vivacidade e percepção, clareza e bem estar e receptividade.
Pode irradiar imaturidade e confusão, ou ainda, falta de clareza e isolamento.
É uma cor serena e relaxante, ajudando em qualquer processo de inflamação e stress.
Azul
Promove a espiritualidade, a devoção e confiança, a serenidade e a cura.
A ideia de busca constante que a cor desperta pode levar no seu extremo negativo a descrença e duvida, o devaneio e no limite à inércia e depressão.
Produz relaxamento e tranquilidade.
Violeta
Sendo a cor da realeza, indica dignidade e respeito, mas também humildade. Reflecte espiritualidade e a criatividade.
No seu vector negativo, indica desistência e idealismo exagerado, isolamento e arrogância.
Normaliza funções hormonais, alivia a depressão.
Magenta
Reflete maturidade, dedicação, amor, reverência, gratidão e comprometimento
Pode refletir superioridade e arrogância, fanatismo e desprezo.
Aumenta a irrigação sanguínea e estimula o sistema nervoso simpático, aliviando o cansaço, calmante.
Preto
Apesar do seu significado sobretudo negativo, o preto reflete respeito e responsabilidade.
O significado associado a morte é inevitável, em particular no ocidente. Indica rebeldia e poder.

Branco
Associada à limpeza, à pureza e a inocência, revela desprendimento
Nos países orientais, o branco é usado como uma cor adequada para a morte e o pesar.

Castanho
Associada com terra e estabilidade, indica enraizamento e auto-afirmação.
No seu lado positivo pode indicar insegurança e instabilidade



O propósito deste artigo foi o de realçar que podemos aprender a misturar tintas, podemos conhecer as cores e os efeitos que produzem, podemos seguir estes guias para determinar como despertar alegria, raiva ou tristeza. 


Mas para tornar o seu trabalho de pintura uma atividade verdadeiramente intuitiva e criativa, deve treinar, ensaiar, testar estes e outros princípios a cada dia, todos os dias, ainda que usando simples lápis de cor. 

É este treino que permitirá primeiro automatizar o que aprendeu para então libertar a sua capacidade de observação e a sua intuição adquirindo (tal como se adquire o conhecimento da língua falada) a linguagem da cor como um meio de comunicação natural e espontâneo e assim... deixar a sua alma falar!


Boas pinturas!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: