RSS

Pintar um Hibisco - passo a passo (1)

A pintura floral possui um valor decorativo muito apreciado desde sempre, constituindo o tipo de pintura mais comercializado. 

De facto o interesse por este tema tem sido explorado com sucesso por artistas clássicos e contemporaneos.

Nesta série de artigos decidimos apresentar um tema de beleza indiscutivel, um Hibisco. Escolheu-se uma fotografia de pormenor, sob um fundo neutro que permite realçar a flor, simples e vibrante, uma maravilha natural.



Vamos agora, passo a passo, mostrar como pintámos esta flor a óleo sobre tela, 30x40.




Passo 1: os contornos

Começámos por delinear a lápis os contornos das pétalas. Neste caso à vista, mas se preferir pode utilizar algum método de cópia para a tela.

Uma vez definidos os contornos a lápis, mãos à obra!

Preparou-se um tom rosado muito leve, branco titanium e um leve toque de vermelho vibrante (bright red).  

Com esta cor vamos começar por "bloquear" os contornos das pétalas.


Procurando já esboçar as zonas mais escuras, reforçamos o vermelho, em particular no centro da flor, zona na qual a flor possui um tom rosado.



Por outro lado, a zona intermédia e mais larga das pétalas, a mistura utilizada praticamente apenas contém branco. 

E desta forma concluimos, com todos os contornos da flor preenchidos.  



Passo 2: a profundidade


Agora, um passo  atrás (literalmente) para observar a tela e começar a perceber a forma, as zonas mais iluminadas e as zonas mais escuras que permitirão ver o resultado final como uma flor tridimensional, mas mais que realismo, procurar obter um efeito interessante.


Para esse objectivo já contribuiu o fato de termos aplicado mais vermelho nas zonas interiores, contudo, as zonas das pétalas que dobram (pétalas da direita) e aquelas que se vêem por baixo da flor (a pétala mais à esquerda no canto), encontram-se na sombra ou, talvez melhor dizendo, são as partes que menos luz recebem.

Para conseguir o efeito de sombra, introduz-se o azul marinho, levemente misturado no branco e aplica-se nas referidas áreas.

Neste momento a flor está ainda pouco nitidia e apenas levamente se assemelha ao original, mas atingimos o objetivo inicial: obter um esboço da flor que queremos representar, em termos de contornos e dos efeitos de luz que estão em jogo.


Nos passos seguintes pintamos o fundo, aprimoramos as pétalas e concluimos os detalhes.


Passo 3: pintar o fundo

Nesta fase em que temos todo o interior dos contornos coberto com uma base rosada, optámos por pintar o fundo, o qual, à semelhança do modelo fotográfico que escolhemos, será de cor escura e uniforme, azul ultramarino.





Usando novamente o filbert e um pequeno pincel nº 1, tratamos toda a área de tela, rodeando as pétalas.






No final temos a totalidade da tela com tinta, fundo e flor. Nos passos seguintes, a descrever no proximo artigo, iremos realizar os pormenores da flor. 




Boas Pinturas!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: