RSS

Pintar um Hibisco - passo a passo (2)

Nesta demonstração de pintura passo a passo, seguimos para a segunda fase de pintura de um Hibisco, óleo sobre tela, 30x40.

Nos passos anteriores desenhámos os contornos, pintámos uma base rosada na zona das pétalas e um fundo azul escuro uniforme.


Alguns pintores poderiam optar por deixar toda a pintura secar facilitando a aplicação de pormenores. Nesta demosntração, contudo, optámos por prosseguir com a aplicação das camadas seguintes, wet-on-wet, o que nos permitirá obter efeitos esbatidos.





Passo 4: Criar textura



Nenhuma flor é absolutamente plana.

Assim, depois de observar atentamente o nosso modelo, a primeira decisão que se tomou foi a de definir linhas suaves nas pétalas, no sentido de realçar a textura das mesmas.




Assim, delinearam-se a pincel linhas ao longo das pétalas, tendo-se optado por usar o branco sem mistura, pelo fato de toda a pétala se encontrar coberta pelo tom rosado que aplicámos antes.

Uma vez aplicado, como se observa na figura anterior, vemos claramente as linhas, demasiado grosseiras. Assim, utilizando o leque, esbatemos as linhas, já que apenas se pretende dar uma ideia subtil das mesmas.



Pintamos ainda o longo pedunculo da flor usando para o efeito uma mistura de tinta alaranjada. A mesma tinta é aplicada na parte que une as pétalas às sépalas, na zona inferior.

Na zona central da flor reforçamos agora a textura desenhando linhas mais escuras (rosa). 

E aqui vemos, na figura seguinte, as linhas delineadas, quer em tons mais claros quer mais avermelhados. A nossa flor toma forma e, esperamos, vida.






Passo 5: detalhes


Estamos na reta final. Nesta fase quase só iremos usar o pincel nº1. A ideia é realçar as nervuras das pétalas. 

É uma fase que poderia ser realizada após a secagem integral da pintura, o que permitiria por exemplo, apoiar a mão sobre a tela. Por outro lado, enquanto a tinta se encontra fresca, as linhas desenhadas tornam-se mais subtis e podem ainda ser facilmente corrigidas. Com a prática, acabará por escolher o método que mais se ajusta a si.


Fianlmente, usando novamente o pincel leque levemente carregado da mistura de tinta rosada, delineamos as zonas mais escuras da flor, gerando uma linha arredondada horizontal às pétalas, como se observa em baixo.



Passo 6: conclusão


Neste ultimo passo pintamos de verde e desenhamos as nervuras da base da flor usando um tom mais escuro. São agora visiveis as sépalas e o pé deste belo Hibisco.



Apenas nos falta agora pintar os estames e gineceus da flor usando uma cor amarela, e realçar a tridimensionalidade do pé, usando o mesmo amarelo claro, desenhando com cuidado uma linha em toda a zona superior do pé, deste modo assinalando a zona iluminada.



E temos finalmente a nossa pintura de um belo Hibisco concluida.

Espero que tenham apreciado e em particular, caso tenham seguido este passo-a-passo, que tenham conseguido realizar um resultado que vos agrade e motive a continuar.


Boas pinturas!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: